Peça o seu cartão do Acolher Mais

QUEM SOMOS

Missão
Contribuir para a empregabilidade e inserção no mercado de trabalho, qualificando pessoas para atender as demandas sociais.

Visão
Ser uma instituição de referência na formação e intermediação de profissionais dedicados à educação e ao cuidado.

Valores
1- Princípios éticos Cristãos
2 – Comprometimentos com resultados
3- Transparência nos relacionamentos
4 – Articulação de convênios e parcerias
5 – Atenção às necessidades sociais e suas mudanças no decorrer do tempo
6 – Dedicação, respeito, e solidariedade para com todos os públicos envolvidos

O ACOLHER - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL, é uma instituição sem fins lucrativos que foi fundada em julho de 2007, com o objetivo de propiciar através da troca de experiência de vários profissionais, e entre o público em geral, o desenvolvimento e o exercício de habilidades que promovam o crescimento pessoal e institucional.

Conta com vários profissionais especializados em diversas áreas da psicologia, meio-ambiente, pedagogia, fonoaudiologia, nutrição e psicopedagogia, que atuam em projetos que atendam as necessidades da comunidade.

O perfil dos profissionais credenciados ao Acolher é de pessoas que possuem um grau diferenciado de envolvimento com sua especialidade, capacidade investigativa e empreendedora, com habilidades na otimização de recursos, diagnósticos pessoais e empresariais, e intervenções.

Conheça o nosso trabalho!


Sobre a Nossa Presidente e Fundadora:





Acreditando que todas as pessoas podem e devem contribuir para a construção de um mundo melhor, em julho de 2007 fundei o ACOLHER Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional, na cidade de Guarulhos – SP. 

Tenho 59 anos, sou psicóloga e desde muito jovem me envolvo em problemas sociais. Durante vários anos trabalhei como voluntária em projetos sociais e fiz parte do corpo diretivo de uma ONG cuja atenção estava voltada para serviços em instituições de abrigo para idosos e famílias carentes. Auxiliava na concepção e promoção de eventos beneficentes. 
Minha trajetória profissional, anterior ao trabalho social no Acolher, pode se resumir a gestão em várias áreas, tanto na indústria, quanto no comércio, conciliando processos e condução de pessoas. Essa experiência, me habilitou a contribuir com o desenvolvimento de competências profissionais e de relacionamento inter-pessoais, daqueles que eram meus colaboradores, e essa prática foi a minha base para o alcance de novos desafios.

A faculdade de psicologia surgiu na maturidade, já aos meus 40 anos, como resultado de uma reflexão que ainda hoje é muito atual – me preparar para o trabalho autônomo, quando o mercado (devido a idade que aumentava) já não tivesse oferta de emprego.    Durante o curso, me chamava a atenção que as pessoas que se propunham a cuidar de outras, sobretudo das crianças; contavam somente com a boa vontade e a sua experiência pessoal, o que já é bastante, mas faltava um algo a mais que abrangesse alguns conhecimentos técnicos e específicos sobre os cuidados com as crianças e de que maneira o cuidador poderia colaborar mais efetivamente no desenvolvimento saudável dessas crianças. 

Acreditei que era, e é possível capacitar essas pessoas que se dispõe a essa importante tarefa. Acredito que o trabalho de formação de um cidadão consciente, participativo e colaborativo começa desde o primeiro dia de vida e jamais termina. 
Iniciei um projeto, ainda como estágio na faculdade, que depois evoluiu para um trabalho permanente. Trabalhando com um grupo de pais, e apoiado em uma literatura sobre a importância do afeto e de limites na educação, realizei o projeto “Crianças, é preciso mais que amor”. Assim nasceu e cresceu a ideia de apoiar e desenvolver competência nos pais e no cuidador de crianças. 

Com a escuta e percepção desse público, e a valorosa colaboração da minha filha, que é pedagoga, construímos o nosso primeiro curso a várias mãos (11 áreas do conhecimento), o curso de berçarista. 
Por interesse do próprio grupo de berçaristas, desenvolvemos um novo curso sobre recreação, com atenção voltada as vivências lúdicas das crianças em ambiente escolar. E de lá para cá o trabalho tem tido continuidade e muito boa receptividade. Caminhamos para a sexta dezena de cursos oferecidos para esse público. Atualmente, oferecemos uma capacitação completa, para educadores da primeira infância. 

Conscientes de que a população brasileira envelhece e que envelhecer é uma consequência dos que são abençoados por Deus com uma vida longa, minha preocupação atual volta-se para o público que se encarrega de cuidar desses “abençoados” da melhor maneira possível. O novo curso de cuidadores de idosos,  fornece conhecimento, técnicas e promove um cuidar humanizado, além de apoiar e orientar as famílias, que se preocupam em oferecer um envelhecimento ativo e digno para os seus queridos.

O Acolher está pautado na crença de que Deus tem um propósito para cada pessoa, e que nos criou para servimos, uns aos outros, com nossas habilidades individuais.  O Senhor nos capacita para a trajetória para a qual nos confiou. Somos cristãos, e difundimos os valores que temos aprendido através do evangelho de Jesus Cristo.

Convido você que se identifica com esses valores e com a visão do Acolher a se juntar a nós. 

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36